Rádio Metropole
Carlos Kertész resgata saga judaica na Bahia e prepara livro histórico: “vieram escapando da morte”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Jornalista Rodrigo Faour resgata história da resistência LGBTQIAPN+ em novo livro: "É uma memória que nos foi negada”
Rodrigo Faour participou do programa Revele, da Rádio Metropole, nesta terça-feira (25)

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O jornalista e escritor Rodrigo Faour destacou que o livro "A audácia dos invertidos" busca reconstruir a história da comunidade LGBTQIAPN+ entre as décadas de 1950 e 1990. Em entrevista ao programa Revele, da Rádio Metropole, o autor explica que o título faz referência a expressões da época e à coragem necessária para existir em um período marcado por repressão.
“Audácia era uma gíria da década de 70, e ‘invertidos’ era como as pessoas se referiam à nossa comunidade. Eles conseguiram viver com todo mundo contra. Isso é uma memória que nos foi negada”, afirmou. Faour ressaltou que o movimento LGBTQIAPN+ criou espaços de convivência, laços afetivos e até tendências artísticas, mesmo diante de leis e costumes que tentavam limitar sua expressão.
“A vaidade era vista como coisa feminina. Quando artistas ousaram quebrar esses padrões, foi um choque”, disse ao citar nomes como Clóvis Bornay e Ney Matogrosso. Segundo o autor, o livro funciona como um memorial e um convite ao reconhecimento histórico das figuras que moldaram uma trajetória de luta.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.