
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Oftalmologista alerta que uso de corticoides pode provocar glaucoma secundário e catarata em jovens
Rádio Metropole
Oftalmologista alerta que uso de corticoides pode provocar glaucoma secundário e catarata em jovens
Diabete também é classificado como fator de risco para problemas na visão

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O glaucoma é uma condição ocular que reduz a visão periférica até a perda total, mesmo bebês podem ter, sendo necessária a realização de uma cirurgia nestes casos. A oftalmologista Rosana Almeida, em entrevista ao Metropole Saúde desta quinta-feira (27), alertou para o perigo do uso de corticoides, para a visão dos jovens. Segundo ela, o uso excessivo do medicamento pode ocasionar em glaucoma secundário e catarata secundária, a depender da sensibilidade do paciente.
"Uma das coisas que é possível identificar no teste do olhinho [em bebês] é a catarata congênita. Então o bebê pode ter, pacientes mais jovens também, com o uso de corticoides. Pode dar um glaucoma secundário, pois tem pacientes que são sensíveis e aumentam muito a pressão do olho. O corticoide também pode dar uma catarata secundária. O medicamento leva a essa condição" afirmou oftalmologista Rosana Almeida.
A especialista também citou a diabete como um fator de risco grande para problemas na visão como a catarata nos mais jovens, assim como traumas. "Hoje, mesmo que o paciente não tenha catarata, a partir dos 55 anos a cirurgia de implante ocular já é liberada pelo Conselho Federal de Medicina", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

