Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Atendimento online da Defensoria da Bahia promete ampliar proteção a mulheres

Rádio Metropole

Atendimento online da Defensoria da Bahia promete ampliar proteção a mulheres

Defensora pública concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (3)

Atendimento online da Defensoria da Bahia promete ampliar proteção a mulheres

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2025 às 11:09

Atualizado: no dia 03 de dezembro de 2025 às 11:47

A defensora pública Camila Canário afirmou que em 2026 a Defensoria Pública da Bahia lançará um projeto que vai permitir que mulheres, de qualquer lugar da Bahia, possam entrar em contato online com o NUDEM BAHIA (Núcleo Especializado de Defesa das Mulheres), de forma segura, acolhedora e acessível. Durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quarta-feira (3), ela contou que o projeto, aprovado em agosto de 2025, esta em fase de estruturação. 

"Inauguramos o NUDEM Bahia. Já existia o NUDEM Salvador. Vamos oferecer o serviço de concessão de medidas protetivas de urgência a todas as mulheres de todos os municípios do Estado da Bahia, por meio de atendimento remoto virtual. Todas as mulheres, mesmo onde não há Defensoria instalada, vão poder, através do nosso site, entrar em contato com a Defensoria, denunciar situações de violência e obter uma medida protetiva de urgência em seu favor", explicou. Ela apontou que medidas urgentes podem garantir que a situação de mulheres vítimas de violência não se agrave, evoluindo para um crime de feminicídio. "As evidências apontam que, quando uma mulher goza de uma medida protetiva de urgência, há uma tendência menor de isso ter um desfecho de feminicídio", concluiu. 

A defensora também cita uma cultura que a instituição busca mudar com o projeto. "Hoje existe uma concentração, e até uma cultura de procura, muito grande das DEAMs (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher). As pessoas procuram diretamente as DEAMs. Vamos ter que mudar essa cultura e trabalhar midiaticamente para divulgar esse serviço, que pretendemos inaugurar em 2026", explicou. 

Confira a entrevista completa: