
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Dermatologista alerta para risco de câncer na utilização de câmaras ultravioletas para unhas
Rádio Metropole
Dermatologista alerta para risco de câncer na utilização de câmaras ultravioletas para unhas
A exposição, feita para secar e esquentar as unhas de gel, podem causar envelhecimento da pele e aumentar risco de câncer

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A Anvisa proibiu a utilização de determinadas substâncias utilizadas nas unhas de gel, sob o risco de câncer de pele. O dermatologista Gustavo Machado alertou, em entrevista ao Metropole Saúde desta quarta-feira (3), para o risco que existe na utilização de câmaras ultravioletas, que secam as mãos e esquentam as unhas. Segundo ele, a radiação ultravioleta é a mais danosa para a pele do ser humano, além de ser a mais ligada ao envelhecimento e possibilidade de câncer de pele.
"O risco dessa secagem das unhas com a câmara ultravioleta, é que, sobre essas câmaras, não temos certeza se elas são bem controladas, regularizadas, qual é o tipo de radiação ali. Porque, por exemplo, a radiação ultravioleta tipo C é a mais danosa, que tem maiores riscos para tudo, mas, ao mesmo tempo, é a que esteriliza, utilizada em laboratório para isso. Mas em contato com a pele tem grandes riscos", disse o especialista.
Gustavo Machado ressaltou, entretanto, que existem tratamentos na dermatologia, como a fototerapia, em que uma fração de ultravioleta é utilizada, para diminuir a inflamação da pele de maneira muito controlada. A exposição é feita em segundos ou poucos minutos, com proteção de áreas sensíveis como olhos e genitálias.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

