Rádio Metropole
Secretário Werner fala sobre feminicídio na BA e lançamento do Baralho do Crime Lilás: "Temos fortalecido campanhas"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Pedro Maia afirma que Ministério Público supera fase de “espetacularização” e que evita danos irreversíveis
Procurador-geral de Justiça destaca atuação técnica e reconhecimento institucional do MPBA

Foto: Marcelle Bittencourt/Metropress
Em entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (10), o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, afirmou que o Ministério Público vive uma fase de atuação mais técnica e menos personalista. Segundo ele, o órgão passou por mudanças importantes em sua forma de se comunicar e conduzir investigações.
“Acabou a espetacularização do trabalho do MP. É deixado claro que o que tem que aparecer é o trabalho e não as pessoas”, declarou.
Maia destacou que tanto o MP baiano quanto o brasileiro têm buscado evitar que investigações causem danos irreversíveis a indivíduos e instituições. “MPBA e o brasileiro estão caminhando para cumprir o seu papel institucional sem produzir efeitos colaterais que não são desejáveis e que implicam na destruição de biografias, empresas e tudo isso sem reparação, muitas vezes com absolvição ou não comprovação dos fatos que são investigados pelo MP”, afirmou.
Ao comentar sobre o cenário atual, o procurador-geral citou o fortalecimento institucional do Ministério Público da Bahia e o reconhecimento que a instituição conquistou nos últimos anos. “O MPBA encontrou seu espaço de atuação e tem reconhecimento do poder público, sociedade e empresariado”, disse.
Ele também mencionou a Semana do Ministério Público, realizada há mais de duas décadas, como espaço de reflexão interna e debates sobre grandes temas do sistema de justiça, com participação de personalidades do meio jurídico.
Semana do Ministério Público da Bahia
A Semana do MPBA vai desta quarta-feira (10) até a sexta-feira (12) e contará com debates com personalidades, discussões sobre temas como a velhice no Brasil, garantia da verdade na era da realidade sintética, desdobramento da intervenção qualificada do MP, história de Canudos e sua importância, segurança pública e defesa do patrimônio público na contemporaneidade.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.