
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Secretário Werner fala sobre feminicídio na BA e lançamento do Baralho do Crime Lilás: "Temos fortalecido campanhas"
Rádio Metropole
Secretário Werner fala sobre feminicídio na BA e lançamento do Baralho do Crime Lilás: "Temos fortalecido campanhas"
Secretário Marcelo Werner destacou importância das denúncias e alertou para riscos da espetacularização dos casos

Foto: Lorena Alves/Metropress
Marcelo Werner, secretário de Segurança Pública da Bahia, falou durante entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (11) sobre o lançamento do Baralho do Crime Lilás. A ferramenta, inédita no país, visa incentivar denúncias, agilizar capturas, fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o impacto social das políticas de segurança pública.
A campanha será lançada na próxima sexta-feira (12), juntamente com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Foragidos que cometeram crimes estão com suas informações estampadas no baralho. Durante a entrevista, o secretário também orientou cidadãos a denunciarem qualquer tipo de violência contra mulher.
"É justamente autores de feminicídio, que têm processos, são 16 foragidos [no baralho]. Tivemos aí um grande número de pessoas que foram alcançadas por violência contra mulher, pelo reconhecimento fácil, em torno de 350 pessoas, na Bahia como um todo", disse Werner.
"Temos fortalecido campanhas educativas. É importante a mulher denunciar pelo 190 ou 181, de forma anônima. A mulher, ou qualquer outra pessoa que possa informar essas agressões, tem também o número 180. Tem crescido essa conscientização; nós, homens, também temos que ter essa conscientização."
O secretário também informou que a gestão fica preocupada quando há situações de feminicídio com repercussão, por causa da espetacularização. Segundo ele, esse tipo de exposição pode levar a comportamentos de cópia e estimular outros homens.
Confira entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

