Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Líder antiapartheid Albie Sachs é entrevistado na Rádio Metropole nesta quinta

Rádio Metropole

Líder antiapartheid Albie Sachs é entrevistado na Rádio Metropole nesta quinta

Entrevista acontece no Jornal da Metropole no Ar, ao meio dia

Líder antiapartheid Albie Sachs é entrevistado na Rádio Metropole nesta quinta

Foto: divulgação

Por: Juliana Lopes no dia 10 de dezembro de 2025 às 23:02

Atualizado: no dia 11 de dezembro de 2025 às 06:51

O ativista dos direitos humanos sul-africano Albie Sachs será o convidado especial do Jornal da Metropole no Ar desta quinta-feira (11). A entrevista vai ao ar a partir de 12h no canal do Metro1 do YouTube e também pela Rádio Metropole, na frequência 101.3 FM, em Salvador. No estúdio, Mário Kertész terá também a companhia do reitor da Ufba Paulo Miguez.

Filho de pais ativistas, Albie Sachs nasceu em Joanesburgo em 1935 e formou-se em Direito aos 21 anos. Desde jovem liderou movimentos de oposição à segregação racial, foi perseguido, preso, torturado e proibido de publicar seus escritos. Quando conseguiu sair do país em 1966, rodou o planeta contribuindo com diversas iniciativas em defesa dos direitos humanos. Em Moçambique, sofreu um atentado que levou seu antebraço direito e a visão do olho esquerdo. Somente em 1990, quando seu partido foi legalizado na África do Sul, Sachs pôde voltar depois de 24 anos de exílio.

Albie Sachs trabalhou nos rascunhos da Declaração dos Direitos da África do Sul e foi um dos responsáveis pelas bases da nova Constituição sul-africana. Nomeado para o Tribunal Constitucional na África do Sul por Nelson Mandela na primeira eleição depois do apartheid, Sachs aboliu a pena de morte, revogou leis que criminalizavam a homossexualidade e suspendeu um bloqueio a distribuição de medicamentos que previnem a transmissão do HIV de mulheres grávidas para os seus filhos.   

Doutor honoris causa de mais de 20 universidades mundo afora, Albie fez parte do Comitê Internacional de Bioética da UNESCO para colaborar na Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. Hoje atua como consultor e palestrante em prol da justiça restaurativa, da igualdade de gênero e da democracia constitucional.