Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 13 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“O uso desenfreado das canetas emagrecedoras é um problema”, alerta nutricionista Fernanda Macuco

Rádio Metropole

“O uso desenfreado das canetas emagrecedoras é um problema”, alerta nutricionista Fernanda Macuco

Nutricionista explica riscos do uso indiscriminado das canetas para emagrecimento e destaca necessidade de acompanhamento médico

“O uso desenfreado das canetas emagrecedoras é um problema”, alerta nutricionista Fernanda Macuco

Foto: Reprodução/Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2025 às 18:36

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2025 às 18:40

A nutricionista Fernanda Macuco comentou o aumento do uso das chamadas canetas emagrecedoras, tema que tem mobilizado profissionais de saúde e autoridades. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta sexta-feira (12), ela alerta que os medicamentos podem ser eficazes em situações específicas, mas exigem acompanhamento médico.

“As canetas são muito funcionais para quem precisa”, afirmou, citando casos de obesidade mórbida, diabetes e compulsão alimentar. A especialista alertou que o problema está no uso sem orientação profissional, impulsionado pela facilidade de acesso e esquemas de manipulação em farmácias.

Fernanda também chamou atenção para o fato de que ainda não existem estudos conclusivos sobre os impactos das canetas no longo prazo. “O que não dá é usar aleatoriamente. É muito novo, a gente não sabe a longo prazo o que pode vir por aí”, disse. Segundo ela, assim como ocorre com outras medicações, apenas após alguns anos de pesquisa será possível determinar seu nível real de segurança.

Confira entrevista na íntegra: