A nutricionista Fernanda Macuco comentou o aumento do uso das chamadas canetas emagrecedoras, tema que tem mobilizado profissionais de saúde e autoridades. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta sexta-feira (12), ela alerta que os medicamentos podem ser eficazes em situações específicas, mas exigem acompanhamento médico.
“As canetas são muito funcionais para quem precisa”, afirmou, citando casos de obesidade mórbida, diabetes e compulsão alimentar. A especialista alertou que o problema está no uso sem orientação profissional, impulsionado pela facilidade de acesso e esquemas de manipulação em farmácias.
Fernanda também chamou atenção para o fato de que ainda não existem estudos conclusivos sobre os impactos das canetas no longo prazo. “O que não dá é usar aleatoriamente. É muito novo, a gente não sabe a longo prazo o que pode vir por aí”, disse. Segundo ela, assim como ocorre com outras medicações, apenas após alguns anos de pesquisa será possível determinar seu nível real de segurança.
Confira entrevista na íntegra:



