Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Rui Costa diz que modelo de fundo partidário dificulta renovação no Congresso

Rádio Metropole

Rui Costa diz que modelo de fundo partidário dificulta renovação no Congresso

Ministro da Casa Civil concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (15)

Rui Costa diz que modelo de fundo partidário dificulta renovação no Congresso

Foto: Catarina Queiroz/Metropress

Por: Metro1 no dia 15 de dezembro de 2025 às 08:50

Atualizado: no dia 15 de dezembro de 2025 às 08:57

Em entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez críticas ao atual modelo de financiamento eleitoral e ao impacto das emendas parlamentares na renovação política. Segundo ele, o sistema vigente dificulta a entrada de novos nomes na disputa por cargos eletivos.

“Se o modelo de financiamento privado era criticado, hoje é difícil ter uma renovação parlamentar. Quem é que pode disputar vaga de deputado federal com esse volume de emendas”, afirmou o ministro, ao comentar a concentração de recursos nas mãos de parlamentares já eleitos.

Rui Costa também criticou o funcionamento do fundo partidário. “Quem define as regras de distribuição do dinheiro é quem está na direção dos partidos, isso desestimula as pessoas da sociedade a colocarem as suas candidaturas porque elas não vão ter condições de se financiar, a não ser que seja um empresário rico”, disse.

Confira a entrevista na íntegra: