Rádio Metropole
Poeta Daniel Farias comenta lançamento do livro Tudinho: “Não podia ficar parado no papel”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Rui Costa diz que vai intensificar diálogo com Ângelo Coronel para destravar chapa de 2026
Articulação mira composição ao Senado e manutenção da unidade da base na Bahia

Foto: Metropress/Catarina Queiroz
Ministro da Casa Civil e um dos nomes da cúpula petista baiana, Rui Costa afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (15), que vai intensificar nos próximos dias o diálogo com o senador Angelo Coronel (PSD) e o filho dele, o deputado federal Diego Coronel. O motivo das conversas é a formação da chapa petista para 2026.
Rui já havia indicado que colocará seu nome à disposição para disputar uma vaga ao Senado Federal nas eleições do ano que vem. Isso embolou a disputa no grupo, já que são duas vagas que e os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel também já indicaram que pretendem disputar a reeleição.
“Nós estamos dialogando muito. Eu recentemente jantei com o senador Coronel, conversei essa semana com o senador Alencar, estamos dialogando muito. Eu vou intensificar, nos próximos dias, o diálogo com o senador Coronel, com o Diego Coronel, com o filho dele, deputado federal, um jovem, talentoso, promissor, e vamos encontrar uma solução para mediar isso”, disse Rui Costa.
Apesar de não citar uma configuração da chata, o ministro destacou a importância da reeleição de Wagner, citando que ele “iniciou todo esse processo de redemocratização da Bahia” e tem um papel fundamental para o presidente Lula ao liderar o governo no Senado. “Por isso, a sua reeleição [de Wagner] cumpre esse papel, além de reconhecimento pessoal, pela sua trajetória, pelo papel político, pelo papel que ele ainda vai desempenhar muito lá no Senado, ao lado do presidente Lula”, afirmou.
Rui ainda relembrou que em 2022, quando saia do governo do estado, cogitou-se que ele tentasse uma vaga no Senado. “Muita gente dizia em 2022: não fique no governo, sai para o Senado, você se elege com o pé nas costas. Eu dizia: não estou fazendo um projeto pessoal, não quero me eleger a qualquer custo em detrimento da situação do Estado [...] e isso implicar de eu ficar sem mandato e não me eleger, eu vou ficar”, relembrou o ex-governador.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.