Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Nefrologista aponta risco de fatalidade ao ingerir água em excesso

Rádio Metropole

Nefrologista aponta risco de fatalidade ao ingerir água em excesso

Apesar do baixo consumo de água causar problemas sérios para saúde, o excesso também pode ser extremamente prejudicial

Nefrologista aponta risco de fatalidade ao ingerir água em excesso

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 15 de dezembro de 2025 às 19:06

A falta de ingestão de água pode provocar o aumento da concentração de sódio no organismo e causar danos à saúde. O nefrologista Paulo Rocha, por outro lado, chamou a atenção para o contrário disso, no Metropole Saúde desta segunda-feira (15). O especialista alertou para o risco que existe na ingestão excessiva de água, pois a concentração de sódio no sangue diminui muito. Em alguns casos, pode ser fatal.

"O rim tem uma capacidade extraordinária de eliminar, mas o rim não tem uma capacidade ilimitada de eliminada, principalmente se você beber água rápido demais, beber uma quantidade de água grande num curto espaço de tempo, você pode, temporariamente, ultrapassar a capacidade que o rim tem de eliminar água e baixar demais a concentração de sódio no sangue", afirmou.

O sódio no sangue pode ficar diluído no sangue e criar o distúrbio de hiponatremia, que segundo ele, é um distúrbio que pode levar a morte do indivíduo. Paulo Rocha contou uma história em que um homem bebeu água demais durante uma dinâmica e acabou tendo uma crise epilética e convulsionou. Ele ressaltou que isso pode ocasionar um edema cerebral.

Confira a entrevista na íntegra: