Rádio Metropole
Padronização do ensino prejudica aprendizado e engessa professores, diz presidente do Sinpro

Apesar do baixo consumo de água causar problemas sérios para saúde, o excesso também pode ser extremamente prejudicial

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
A falta de ingestão de água pode provocar o aumento da concentração de sódio no organismo e causar danos à saúde. O nefrologista Paulo Rocha, por outro lado, chamou a atenção para o contrário disso, no Metropole Saúde desta segunda-feira (15). O especialista alertou para o risco que existe na ingestão excessiva de água, pois a concentração de sódio no sangue diminui muito. Em alguns casos, pode ser fatal.
"O rim tem uma capacidade extraordinária de eliminar, mas o rim não tem uma capacidade ilimitada de eliminada, principalmente se você beber água rápido demais, beber uma quantidade de água grande num curto espaço de tempo, você pode, temporariamente, ultrapassar a capacidade que o rim tem de eliminar água e baixar demais a concentração de sódio no sangue", afirmou.
O sódio no sangue pode ficar diluído no sangue e criar o distúrbio de hiponatremia, que segundo ele, é um distúrbio que pode levar a morte do indivíduo. Paulo Rocha contou uma história em que um homem bebeu água demais durante uma dinâmica e acabou tendo uma crise epilética e convulsionou. Ele ressaltou que isso pode ocasionar um edema cerebral.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.