Rádio Metropole
"Salvador é multicentro" diz Fernando Guerreiro no JC

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Superintendente da Embasa comenta desafios do abastecimento de água no verão da RMS
Júlio Gouvêa destaca aumento do consumo, impacto do turismo e investimentos para evitar desabastecimento

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana da Embasa, Júlio Gouvêa, comentou os desafios do abastecimento durante o verão em entrevista ao Metropole Mais, da Rádio Metrópole. Segundo ele, o período exige atenção redobrada por causa do aumento expressivo no consumo e da chegada de turistas ao estado.
“No verão, a gente tem um acréscimo de consumo muito importante e uma população flutuante muito grande”, afirmou. De acordo com Júlio, regiões litorâneas como Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba chegam a registrar uma população até cinco vezes maior que o habitual, o que pressiona o sistema de abastecimento.
Para enfrentar esse cenário, a Embasa colocou em prática o chamado Plano Verão. “A gente intensifica ações estruturantes, revisões de equipamentos e comunicação ativa com a população para manter a eficiência do serviço”, explicou, destacando também o trabalho de conscientização para o uso racional da água.
O superintendente ressaltou ainda investimentos no Litoral Norte, com a ampliação do Sistema Barra do Pujuca. “A expectativa é manter a regularidade do abastecimento, mesmo com o crescimento da população”, disse. Júlio alertou, porém, que fatores externos, como quedas no fornecimento de energia elétrica, podem afetar o sistema. “Um problema de energia foge da atuação da Embasa, mas impacta diretamente o fornecimento de água”, concluiu.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.