Rádio Metropole
Aos Fatos: MK celebra 31 anos da Rádio Cidade e PGR arquiva pedido para investigar Moraes no caso Master

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Gastroenterologista explica diferença entre infecção intestinal e intoxicação alimentar
Marina Pamponet falou ao Metrópole Mais sobre sintomas, prevenção e aumento dos casos no verão

Foto: Metropress
Em entrevista ao Metrópole Mais nesta terça-feira (30), a gastroenterologista Marina Pamponet explicou a diferença entre infecção intestinal e intoxicação alimentar, condições mais frequentes nesta época do ano. Segundo a médica, é mais comum ver novos casos de i infecção intestinal e intoxicação alimentar.
Segundo ela, apesar de os termos serem confundidos, há uma distinção clara: “A intoxicação, como o próprio nome já fala, deve ser a presença de toxinas produzidas por micro-organismos que estão presentes no alimento. Então, por conta disso, a manifestação na intoxicação costuma ser mais imediata”.
Marina detalhou que, na intoxicação, após o alimento contaminado, os sintomas começam ali alguns minutos ou poucas horas após a ingestão do alimento suspeito. Já na infecção intestinal, “ela é causada pelo micro-organismo em si, seja bactérias ou vírus principalmente”, e os sintomas surgem após “um período de incubação mais prolongado de alguns dias”.
Ainda durante a entrevista, a especialista disse que é comum o aumento dos casos no verão. “É o combo verão de Salvador. É um período de maior aglomeração, então tem festas, reuniões familiares, então esse é um momento propício para a disseminação, inclusive, de vírus".
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.