Rádio Metropole
Salvamar reforça uso de bandeiras para prevenção de afogamentos nas praias de Salvador

Ceuci Nunes concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (6)

Foto: Reprodução/Youtube
Em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (6), a médica infectologista Ceuci Nunes alertou para a possibilidade de novas pandemias e manifestou preocupação com o avanço da desinformação, especialmente nas redes sociais, e seus efeitos sobre a saúde pública.
Segundo a especialista, fatores como o modo de vida contemporâneo e as mudanças climáticas contribuem para o surgimento de novos cenários epidemiológicos. “Sabemos que vão ter novas pandemias, pelo nosso modo de vida, pela questão climática".
Ceuci Nunes também destacou o que classificou como um ambiente de “pós-verdade”, no qual crenças pessoais passam a ter mais peso do que evidências científicas. Para ela, esse fenômeno representa um desafio grave para a medicina. “Estamos tendo a questão na pós-verdade as pessoas não acreditam mais na verdade, mas com o que está em consonância com as suas crenças. Isso para a medicina é muito complexo, muito grave. Isso me preocupa muito, essa questão das redes sociais e a medicina”.
A infectologista reforçou ainda a importância das vacinas e lamentou a resistência de parte da população a dados científicos consolidados. “As pessoas não se baseiam mais na verdade dos fatos, vacinas salvam vidas, sempre salvaram e são responsáveis pela longevidade da população”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.