Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Já é uma terceira guerra mundial iniciada", afirma Bob Fernandes sobre ações contra a Venezuela

Rádio Metropole

"Já é uma terceira guerra mundial iniciada", afirma Bob Fernandes sobre ações contra a Venezuela

Jornalista concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (6)

"Já é uma terceira guerra mundial iniciada", afirma Bob Fernandes sobre ações contra a Venezuela

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 06 de janeiro de 2026 às 10:39

Atualizado: no dia 06 de janeiro de 2026 às 11:52

O jornalista Bob Fernandes afirmou que a atual escalada de tensões internacionais tem como pano de fundo central a disputa geopolítica global. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta terça-feira (6), ele analisou o cenário internacional, apontou interesses estratégicos e econômicos por trás dos conflitos recentes e comentou que o aumento expressivo dos conflitos armados configura uma terceira guerra mundial em curso.

“Primeiro, o pano de fundo, ou até o pano de frente, de tudo isso é a disputa geopolítica do mundo. O recado é claro: os Estados Unidos se posicionam contra o que eles chamam de Oriente, Rússia, China e Índia, dizendo ‘isso aqui é nosso’”, afirmou.

Segundo Bob Fernandes, há também um recado direto às lideranças militares da América Latina, reafirmando a região como área de influência norte-americana. Ele lembrou declarações da general Laura Richardson, comandante do Comando Sul, que evidenciam o interesse estratégico dos EUA em recursos como petróleo, minerais raros, terras raras, água doce e biotecnologia, especialmente na Venezuela. “Não é só petróleo. A Venezuela produz diamantes em grandes quantidades e possui riquezas estratégicas fundamentais”, destacou.

Para o jornalista, o aumento expressivo dos conflitos armados ao redor do mundo confirma a gravidade do momento histórico. “Há dois anos, eram 55 conflitos no mundo. Na minha opinião, isso já é uma terceira guerra mundial iniciada, sem que alguém tenha precisado matar um duque”, avaliou.

Bob Fernandes afirmou ainda que ações recentes contra a Venezuela simbolizam essa escalada. Para ele, a captura do presidente Nicolás Maduro, que classificou como um “sequestro”, independentemente das críticas ao governante, representa um gesto claro do avanço desse jogo geopolítico e do agravamento das tensões globais.

Confira a entrevista completa: