Rádio Metropole
Secretário de Meio Ambiente aponta falta de diálogo com Prefeitura de Salvador: "Temos que valorizar nossas áreas verdes"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Jerônimo detalha avanço do VLT e comenta chance de chegada a Simões Filho e Alagoinhas
De acordo com o governador, o sistema deve alcançar quase 90 km de trilhos na capital

Foto: Metropress/Marcelle Bittencourt
A entrega do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a possibilidade de extensão até Simões Filho e Alagoinhas são parte do planejamento do governo da Bahia. As informações foram confirmadas pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar, nesta terça-feira (6). Além disso, o governador detalhou o andamento do projeto, o cronograma de entregas e os estudos de expansão.
“Nós estamos aí discutindo com a Casa Civil do Governo Federal e com o Lula, no estudo, para ver se a gente consegue, no Ministério das Cidades, fazer com que esse VLT saia de Simões Filho e siga os trilhos existentes até Alagoinhas. Vamos ver se dá certo o projeto, para ver se tem justificativa econômica para a gente poder voltar passando em Camaçari, passando em Catu”, disse.
Segundo Jerônimo, o projeto do VLT em Salvador avança em etapas e deve consolidar um novo eixo de mobilidade urbana na capital. Ele explicou que, na cidade, o sistema chegará até Piatã, formando, junto com o metrô, quase 90 quilômetros de trilhos, o que deve impactar diretamente o deslocamento diário da população.
“Então, agora, nesse ano de 2026, chegaram mais 17 trens. O ritmo está muito bom. O VLT, alguém desconfiou, ficou ali torcendo contra, mas agora já é uma realidade. A expectativa é que, nesse ano de 2026, no segundo semestre, a gente possa ver os trilhos recebendo o trem”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.