
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
VLT do Subúrbio deve transportar até 180 mil pessoas por dia, diz presidente da CTB
Rádio Metropole
VLT do Subúrbio deve transportar até 180 mil pessoas por dia, diz presidente da CTB
Eracy Lafuente compara o sistema ao metrô, destaca investimento de R$ 1,7 bilhão e comenta desapropriação do Brega de Orlando para avanço das obras

Foto: Metropress/Fernanda Villas
Eracy Lafuente, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), afirmou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário terá papel estratégico na mobilidade de Salvador. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta quinta-feira (8), ele comparou o sistema ao metrô. “É um metrô mais estreito, é um metrô mais estreito que anda em superfície”, disse, ao estimar uma demanda entre “150 mil e 180 mil pessoas por dia”.
Ao comparar os modais, Eracy destacou que o VLT funcionará como complemento ao sistema atual. “Hoje, no metrô, a gente trabalha com 360 mil, 400 mil pessoas por dia”, afirmou. Segundo ele, “um trem de metrô carrega mil pessoas”, enquanto no VLT “a composição com sete carros carrega cerca de 400 pessoas por viagem”. Para o dirigente, “estamos falando de um incremento de ajuda para a mobilidade”.
O dirigente também ressaltou o volume de investimentos destinados à obra. “Um gestor, em 20 meses, fazer a disponibilidade de R$ 1,7 bilhão, isso não ocorreu nem em São Paulo em obras metroviárias”, declarou. Ele ainda reforçou que o projeto é resultado de uma ação integrada. “Não é a obra de um diretor ou de um presidente, é uma obra de governo, em que o chefe irradia para todos os secretários”, afirmou.
Sobre a demolição do Brega de Orlando, que gerou repercussão nas redes sociais nos últimos dias, Eracy afirmou que a abordagem foi tratada de forma bem-humorada. “O VLT não criou a riqueza, a riqueza já estava lá no Subúrbio. Ele vai apenas movimentar essa riqueza”, disse. Segundo ele, o imóvel já foi indenizado e a retirada integra o projeto de requalificação da orla. “Salvador são várias cidades. Nós vamos integrar essas várias cidades nessa grande cidade”, completou.
Confira na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

