Rádio Metropole
Aos Fatos: Polícia mira esquema de canetas emagrecedoras e Bonfim tem segurança reforçada

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Maria Marighella relembra convite à Funarte e destaca desafio de fortalecer a cultura
Presidente da Funarte afirma que recuperar autoestima do artista brasileiro foi eixo central do convite feito pela ministra da Cultura

Foto: Fernanda Villas/Metropess
A presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, contou detalhes de como foi convidada pela ministra da Cultura, Margarete Menezes, para assumir o comando da instituição, durante entrevista ao Jornal da Cidade. Segundo ela, a ligação aconteceu no dia 31 de dezembro de 2022, quando já se deslocava para Brasília para a posse do presidente Lula.
“Ela me ligou e disse que queria me convidar para assumir a presidência da Funarte. Eu tomei um susto, porque era vereadora de Salvador e tinha um mandato”, relatou. Maria Marighella afirmou que, já naquele primeiro contato, a ministra deixou claro que um dos principais desafios seria a valorização simbólica da classe artística.
“Entre as coisas que ela me falou, estava recuperar a autoestima do artista brasileiro. Isso estava no convite”, disse. Para a presidente da Funarte, o processo passa pela reconstrução de políticas públicas e do papel do Estado na defesa da cultura. “O desafio foi recuperar uma comunidade inteira que foi muito atacada. Colocada na opinião pública como se se apropriasse da coisa pública, e não como um serviço e um bem coletivo”, afirmou.
Na avaliação da gestora, apesar de o setor ainda enfrentar resistências, houve avanços significativos. “Não há dúvida: a cultura é um vetor da nossa soberania, é um ativo da democracia, promove equilíbrio num país tão desigual e ainda gera emprego, renda e desenvolvimento”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.