Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Santa Casa inicia novo processo para tentar implementar faculdade de medicina, diz provedor

Rádio Metropole

Santa Casa inicia novo processo para tentar implementar faculdade de medicina, diz provedor

Provedor concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (26)

Santa Casa inicia novo processo para tentar implementar faculdade de medicina, diz provedor

Foto: Metro1

Por: Metro1 no dia 26 de janeiro de 2026 às 10:37

O Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues, reforçou a importância da instituição para o estado, e contou em que momento está o processo para implementar faculdade de medicina. Em entrevista ao Jornal da Bahia no ar, nesta segunda-feira (26), ele também afirmou que tudo o que tem de mais moderno na instituição atende tanto a saude suplementar, quanto o SUS. 

"Em 2022 fomos avaliados para a faculdade de medicina e tiramos nota 5. No nordeste, fomos a única faculdade que conseguiu essa nota. Mas caimos na portaria limitante do número de oferta de vagas para novas faculadedes. No entanto, recentemente a Presidência da República republicou uma portaria que, teoricamente, oportuniza as entidades que ja possuem faculdade e estrutura de ensino a continuar avançando", afirmou.

Ele falou que a instituição entrou com um novo processo para tentar, mais uma vez, conseguir a autorização para implementar o curso. "Nós entramos com a nova diligência, vamos ter que ser reavaliados pela terceira vez. Nós ja temos o indicador de nota positiva por parte do Ministério da Educação, precisamos hoje da avaliação do Ministério da Saúde, que tem uma equação em que eles associam a os novos cursos ao número de leitos SUS disponíveis. Nós não temos nenhum problema porque nós já temos os nossos leitos SUIS disponíveis no próprio Hospital Santa Isabel e outras unidades administradas por nós", contou. 

A Santa Casa tem convênio com a Universidade Federal da Bahia, inclusive pra receber os internos deles. A faculdade foi criada em 2019, mas as matrículas começaram em 2020/2021. De acordo com o administrador, a instituição já tem quase 3 mil alunos. Ele também informou que a Santa Casa gera 6.200 empregos diretos em Salvador, de carteira assinada e serve 5 mil refeições por dia no bairro da paz.

Confira a entrevista completa: