Rádio Metropole
Manno Góes, Marcionílio e Zé Honório refletem sobre renovação do Axé Music no Jornal da Cidade

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Ricardo Chaves relembra origem da Axé Music e destaca força da rua no Carnaval de Salvador
Ricardo Chaves participou do programa Revele, da Rádio Metropole, nesta quarta-feira (11)

Foto: Heloísa Helena Sales/Metropres
O cantor e compositor Ricardo Chaves revisitou o surgimento do que seria a Axé Music, ainda em um período em que o gênero sequer tinha nome. “Costumo dizer que sou da fase pré-Axé. A gente experimentava as coisas, cada um levou a sua contribuição para cima do trio elétrico e bebia da fonte das ruas”, afirmou.
Em entrevista ao programa Revele, da Rádio Metropole, Ricardo citou nomes como Luiz Caldas, Bell Marques, Durval Lélys e Jerônimo como parte de uma geração que construiu esse processo coletivamente. O cantor também destacou a forte influência dos blocos afro e das manifestações populares na formação da sonoridade que levou para os trios elétricos.
“Eu ia muito para o Campo Grande ver a saída dos blocos afro. Aquilo me impressionava muito. Quando subi no trio, eu levava as músicas que eu ouvia à noite nas ruas. Foi uma forma que achei de contribuir com o que depois se tornou a Axé Music”, contou.
O artista também refletiu sobre o impacto nacional do movimento baiano na indústria musical. Para ele, o sucesso nos anos 80 mudou a lógica centralizada no eixo Rio–São Paulo. “Quando o Luiz Caldas estoura com o Fricote, foi um marco. A indústria fonográfica passou a olhar para a Bahia”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.