Segunda-feira, 11 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Sérgio Augusto analisa ataques dos EUA contra o Irã e aponta herança do pós-guerra

Rádio Metropole

Sérgio Augusto analisa ataques dos EUA contra o Irã e aponta herança do pós-guerra

Jornalista apontou, durante o Três Pontos desta quarta-feira (4), continuidade histórica nas tensões entre Washington e Teerã

Sérgio Augusto analisa ataques dos EUA contra o Irã e aponta herança do pós-guerra

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 04 de março de 2026 às 12:48

O caráter simbólico dos recentes ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã foi destacado pelo jornalista Sérgio Augusto. A análise foi feita no programa Três Pontos desta quarta-feira (4), ao relacionar o episódio atual a marcos históricos da política externa norte-americana no pós-guerra.

“Eu queria só salientar o lado simbólico desse ataque ao Irã, que foi justamente contra o Irã que os Estados Unidos fizeram, insuflaram o seu primeiro golpe, iniciaram o seu expansionismo imperialista no pós-guerra, em 1953, derrubando o primeiro-ministro Mossadegh. E aí, ao lado da Inglaterra, que havia o interesse do petróleo, ele nacionalizou o petróleo, e as petrolíferas inglesas insuflaram a América, insuflaram o presidente americano a promover um golpe, e assim conseguiu derrubar o Mohammad Mossadegh e trazer o Mohammad Reza Pahlavi”, disse.

Ao contextualizar, Sérgio Augusto lembrou que, desde 1979, presidentes norte-americanos tentam, de diferentes formas, enfraquecer ou derrubar o regime iraniano. Para ele, o episódio atual carrega o peso de uma longa disputa geopolítica iniciada com a queda de Mossadegh e marcada por interesses estratégicos e energéticos na região.

Confira o programa completo: