Rádio Metropole
Janio de Freitas critica primeiro aceno de Caiado ao Planalto com proposta de “anistia ampla”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
ACM foi o único brasileiro a atravessar 50 anos no poder, afirma escritor Fernando Morais
Escritor concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (1º)

Foto: Reprodução/Youtube
O ex-senador Antônio Carlos Magalhães foi, segundo o escritor Fernando Morais, o único brasileiro a atravessar cerca de 50 anos de transformações no país mantendo-se no poder. A avaliação foi feita durante entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (1º), ao comentar a longevidade e a influência política do líder baiano.
“ACM foi o único brasileiro que passou 50 anos com o Brasil mudando e ele no poder, com uma brevissima exceção no período de Itamar Franco. Ele passou a existência dele mandando. Era homem da UDN, continuou mandando no governo de JK [...] vem o governo de Lula, que teve que 'beijar o anel' de Antônio Carlos Magalhães pra poder governar”, afirmou.
Morais afirmou que pretende escrever uma biografia de ACM após concluir o terceiro volume da série sobre Luiz Inácio Lula da Silva. Ele definiu o projeto como uma “história de poder, mídia e paixão” e comparou a trajetória do ex-senador à de Assis Chateaubriand, destacando a centralidade de ambos na política e na comunicação.
Reconhecido por biografias de grande sucesso editorial, Fernando Morais reconstrói trajetórias de figuras como Olga Benário Prestes, Assis Chateaubriand e Paulo Coelho. Além disso, também é autor de obras que retratam episódios marcantes da história política, cultural e social. Em “A Ilha” (1976), relata sua experiência em Cuba; em “Corações Sujos” (2000), investiga a atuação da organização japonesa Shindo Renmei no Brasil; “Na Toca dos Leões” (2005) aborda a história da agência W/Brasil; e “Os Últimos Soldados da Guerra Fria” (2011) apresenta uma reportagem sobre espiões cubanos.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.