
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Farmacêutica destaca pesquisa baiana apresentada em congresso mundial de infectologia
Rádio Metropole
Farmacêutica destaca pesquisa baiana apresentada em congresso mundial de infectologia
Em entrevista ao Metrópole Mais, farmacêutica Bianca Savedra destacou que estratégia reduziu internações e ampliou oferta de leitos

Foto: Metropress/Fernanda Peixinho
Em entrevista ao Metropole Mais nesta quarta-feira (29), Bianca Savedra, gerente farmacêutica da rede e integrante do Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba, destacou os resultados de uma pesquisa apresentada no congresso da European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases, na Alemanha, um dos principais eventos mundiais da área de infectologia. O estudo mostrou a eficácia da chamada switch therapy, estratégia que substitui, quando há segurança clínica, a medicação intravenosa pelo tratamento oral.
Segundo Bianca, o trabalho nasceu há cerca de três anos dentro do hospital e foi construído de forma integrada entre a farmácia clínica, o setor de infectologia e o núcleo de pesquisa da Santa Casa Rui Barbosa. “A gente conseguiu evidenciar que a importância de um diagnóstico correto e também de um tratamento correto é extremamente eficiente e não necessariamente está ligado à via de administração”, afirmou.
Ela explicou que a mudança permitiu uma desospitalização mais rápida dos pacientes, sem prejuízo ao tratamento. “Mostramos que quando temos o tratamento correto, podemos fazê-lo de forma oral. Isso causa uma desospitalização precoce e esses pacientes não retornaram. Conseguimos ampliar os tratamentos, aumentar a cura e ampliar a oferta de leitos, o que é muito importante no SUS”, disse.
Além da redução no tempo de internação, Bianca ressaltou que a estratégia também diminui riscos como flebites, alergias e infecções hospitalares. Ela citou o caso de uma paciente com esporotricose que chegou ao hospital após passar por outras unidades sem melhora. Após o diagnóstico correto e o uso de itraconazol por via oral, em três dias houve redução significativa do quadro e a paciente recebeu alta, reforçando, segundo ela, a eficiência do tratamento e o impacto direto no giro de leitos da rede pública.
Confira na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

