Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Boulos detalha programa de crédito para compra de carros por motoristas de aplicativo

Rádio Metropole

Boulos detalha programa de crédito para compra de carros por motoristas de aplicativo

Deputado destacou programa federal de financiamento para compra de veículos por motoristas de aplicativo e taxistas

Boulos detalha programa de crédito para compra de carros por motoristas de aplicativo

Foto: Luan Borges/Metropress

Por: Metro1 no dia 29 de maio de 2026 às 11:19

Atualizado: no dia 29 de maio de 2026 às 11:30

Guilherme Boulos (PSOL), ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (29), que os motoristas de aplicativo enfrentam condições precárias de trabalho e criticou o percentual retido pelas plataformas de transporte. Ao comentar a situação da categoria, ele classificou como "agiotagem" as taxas cobradas sobre as corridas.

“O motorista de aplicativo fica atrás do volante oito, dez horas por dia. Quando a empresa fica com 30% ou 40% do valor da corrida, isso é agiotagem. Esse trabalhador precisa ter garantias. Tentamos aprovar um projeto de lei, mas houve um lobby violento no Congresso”, afirmou.

Durante a entrevista, Boulos também destacou o programa Move Brasil, lançado pelo governo federal há cerca de dez dias. A iniciativa oferece condições especiais de financiamento para taxistas e motoristas de aplicativo adquirirem veículos novos, incluindo modelos flex, híbridos e elétricos de até R$ 150 mil.

Segundo o parlamentar, o programa busca facilitar a renovação da frota da categoria. “Para quem é motorista de aplicativo, a ideia é permitir que ele renove sua frota. Há juros menores para mulheres e seis meses de carência para começar a pagar. Nesse modelo, muitas vezes o motorista paga menos do que gastaria com aluguel do veículo”, disse. O programa tem duração de 120 dias e pode ser acessado por meio de instituições financeiras credenciadas pelo BNDES.