Rádio Metropole
Cardiologista alerta para risco de infarto durante jogos da Copa do Mundo: "Curta com moderação"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Flora Gil destaca legado de Mãe Carmen e defende preservação da música sagrada dos terreiros
Produtora participou do Mojubá desta quinta-feira (25) e falou sobre o legado de Mãe Carmen, o álbum Obatalá e futuros projetos culturais

Foto: Reprodução/Youtube
A empresária e produtora cultural Flora Gil afirmou que preservar os cânticos e rituais do candomblé é uma forma de garantir que esse patrimônio continue vivo para as próximas gerações. A declaração foi dada em entrevista ao programa Mojubá, da Rádio Metropole, nesta quinta-feira (25). Responsável pela produção de álbuns como Obatalá – Uma Homenagem à Mãe Carmen e Yabá Xirê, ela relembrou a trajetória dos projetos e falou sobre os próximos passos após a morte de Mãe Carmen do Gantois.
“O candomblé é muito fechado. Então, para aquilo poder perpetuar de uma maneira correta, eu acho que a música é um dos caminhos de você poder deixar esse legado dos discos [...] interessante, justamente por ser cantado em iorubá, pelos toques dos tambores, para que aquilo pudesse perpetuar e ter na memória para sempre, de uma maneira correta”, disse.
Lançado em 2019, Obatalá – Uma Homenagem à Mãe Carmen reuniu artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Alcione, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gal Costa e Ivete Sangalo. O repertório foi escolhido com participação de Mãe Carmen, que também aprovou as interpretações e colaborou na tradução das cantigas para ampliar a compreensão do significado dedicado a cada orixá.
“Hoje a Mãe Carmen não está mais aqui. Mas olha como foi bom ter feito esse disco para ela, com ela. Eu tenho Mãe Carmen cantando no disco. Então é bom você fazer tudo no tempo certo”, pontuou.
Sobre o futuro, Flora Gil afirmou que pretende aguardar o momento adequado antes de iniciar um novo projeto ligado ao Gantois. Ela disse que a decisão será construída junto à família de Mãe Carmen e ao Grupo Ofá, mas adiantou que também deseja ampliar o trabalho para o audiovisual e abordar temas ligados aos territórios sagrados. “A gente pode continuar um projeto como esse e fazer algo também no audiovisual. A gente tem vontade de fazer”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.