Terça-feira, 03 de novembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Mobilização cívica foi decisiva para afastar Brasil de caminho político “bastante ruim”, diz jornalista

Rádio Metropole

Mobilização cívica foi decisiva para afastar Brasil de caminho político “bastante ruim”, diz jornalista

Jornalista afirmou ainda que eventual derrota de Trump no Congresso pode enfraquecer o presidente americano

Mobilização cívica foi decisiva para afastar Brasil de caminho político “bastante ruim”, diz jornalista

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 03 de novembro de 2026 às 09:10

Atualizado: no dia 03 de novembro de 2026 às 11:40

O jornalista e escritor Ricardo Lessa avaliou que o resultado eleitoral no Brasil foi marcado por uma mobilização cívica que mobilizou diferentes gerações. Em entrevista à Rádio Metropole, nesta terça-feira (3), ele afirmou que o país esteve próximo de seguir um caminho que seria prejudicial à população e destacou a participação dos jovens no processo.

“O Brasil estava na beira de ir para um caminho bastante ruim para a população. Às vezes, a formiga vota no inseticida”, afirmou, ao comentar a possibilidade de um novo governo alinhado ao bolsonarismo. Lessa apontou a preocupação com as mudanças climáticas como um dos fatores que mobilizaram a população mais jovem. Segundo ele, esse grupo também vivenciou os impactos das políticas do governo Jair Bolsonaro, especialmente durante a pandemia, e as consequências para familiares e setores como o da cultura.

O jornalista também destacou as imagens de pessoas que acompanharam idosos e outros familiares até os locais de votação. Para ele, a mobilização foi um marco de participação popular. “Foi alguma coisa inesquecível, um movimento cívico do Brasil inesquecível”, declarou.

Cenário internacional

Ao analisar o cenário internacional, Lessa comentou a situação política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a possibilidade de perda de apoio no Congresso americano. Na avaliação do jornalista, uma derrota nas eleições legislativas reduziria a capacidade de articulação do republicano. “Ele perdendo, ele vira o que ele chama de ‘pato manco’. Vai passar o tempo ciscando, mas sem poder bicar ninguém”, afirmou.

Lessa também avaliou que o resultado eleitoral brasileiro teve repercussão internacional e representou uma demonstração de força da mobilização popular diante de lideranças que, segundo ele, concentram poder.

Quem é Ricardo Lessa

Ricardo Lessa é jornalista, escritor e apresentador de televisão brasileiro, formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passou por veículos como O Estado de S. Paulo, Rede Globo e GloboNews. Entre 2018 e 2019, comandou o programa Roda Viva, da TV Cultura. Com seis livros publicados, recebeu o Prêmio Embratel (1999) e o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico (1998).

Confira na íntegra: