Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde ignora Coronavac em possível acordo de compra para vacina

Saúde

Ministério da Saúde ignora Coronavac em possível acordo de compra para vacina

Alvo de disputa entre Jair Bolsonaro e João Doria, imunizante ainda não tem acordo fechado com o governo federal para produzir medicamento no país

Ministério da Saúde ignora Coronavac em possível acordo de compra para vacina

Foto: Governo de SP

Por: Matheus Simoni no dia 23 de novembro de 2020 às 07:58

O Ministério da Saúde deu início a uma série de reuniões com representantes de farmacêuticas que têm feito estudos clínicos para produzir vacinas contra o coronavírus. Até este final de semana, cinco empresas foram selecionadas para as conversas. No entanto, a companhia chinesa Sinovac, que produz uma vacina em parceria com o Instituto Butantan, um órgão do governo do Estado de São Paulo, ainda não foi contactada.

De acordo com o El País, a razão da exclusão não foi explicada pelos técnicos da pasta que concederam uma entrevista coletiva no último final de semana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou uma guerra de versões com o Butantan e paralisou, por dois dias os testes por conta da morte de um voluntário. No entanto, a morte não teve relação com a vacina, já que se tratava de um suicídio. 

O Butantan pretende produzir 46 milhões de vacinas. As primeiras ficariam prontas daqui a 40 dias. O presidente do instituto, Dimas Covas, diz que se tivesse apoio do Governo Bolsonaro, o órgão teria condições de produzir 100 milhões de doses até maio de 2021. Em nota enviada à CNN Brasil, o dirigente afirmou ter estranhado o fato de o Ministério da Saúde não ter citado o órgão e o laboratório chinês Sinovac na lista de instituições com as quais a pasta informou ter avançado nas negociações. 

“Muito estranho. O Butantan já apresentou suas condições de fornecimento ao ministério e as informações técnicas. Isso foi feito em setembro. Recebemos um memorandum de intenção naquela época. Aguardamos o desenvolvimento da própria vacina que já começam a chegar”, disse Covas, em referência à Coronavac, produzida pelo instituto com o Sinovac.