Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Conselho de secretários de Saúde pede que plano de vacinação adquira todas as vacinas contra Covid

Saúde

Conselho de secretários de Saúde pede que plano de vacinação adquira todas as vacinas contra Covid

Maior aposta do Brasil ainda é o imunizante de Oxford, que tem gerado desconfiança da comunidade científica

Conselho de secretários de Saúde pede que plano de vacinação adquira todas as vacinas contra Covid

Foto: Reprodução/Governo Federal

Por: Geovana Oliveira no dia 05 de dezembro de 2020 às 18:30

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgaram hoje (5) uma nota em que defendem que o Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, incorpore todas as vacinas com eficácia e segurança reconhecidas contra a Covid-19. 

No texto, os secretários afirmam que o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no mundo e no Brasil faz com que "restrições ao número de fornecedores causem atrasos no acesso a vacina para grupos prioritários de risco."

“A falta da coordenação nacional, a eventual adoção de diferentes cronogramas e grupos prioritários para a vacinação nos diversos Estados são preocupantes, pois gerariam iniquidade entre os cidadãos das unidades da federação, além de dificultar as ações nacionais de comunicação e a organização da farmacovigilância, que será fundamental com uma nova vacina”, destaca a carta.

O Brasil, até o momento, aposta suas fichas principalmente na vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a AstraZeneca, que tem gerado desconfiança na comunidade científica após confusão para divulgar eficácia. (Leia mais)

A farmacêutica Pfizer, que já vendeu na América Latina quase 60 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19, com eficácia de 95%, cobra uma resposta do governo brasileiro. A empresa diz que encaminhou uma proposta e aguarda um posicionamento oficial, mas, sem especificar o tempo, ressalta que "o prazo expira alguns dias".