Sexta-feira, 27 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Produção de vacina AstraZeneca no Brasil ainda depende de assinatura de contrato

Saúde

Produção de vacina AstraZeneca no Brasil ainda depende de assinatura de contrato

Documento precisa ser assinado entre desenvolvedores da vacina e a Fiocruz

Produção de vacina AstraZeneca no Brasil ainda depende de assinatura de contrato

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Por: Gabriel Amorim no dia 21 de fevereiro de 2021 às 08:01

 

O contrato necessário para que a vacina Oxford/AstraZeneca seja produzida nacionalmente ainda não foi assinado, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O instrumento precisa ser celebrado para que haja a  transferência de tecnologia para a produção da vacina.  A transferência significa ter todo o conhecimento necessário para fabricar a vacina 100% no Brasil. Sem isso, a fundação não pode elaborar um cronograma para a entrega das doses.

O primeiro contrato entre a Fiocruz e a AstraZeneca foi assinado em setembro de 2020. O acordo previa a compra do chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima usada na fabricação de vacinas e tinha o valor de US$ 188 milhões - mais de R$ 1 bilhão. O primeiro instrumento estabelecia, também, que seria assinado um segundo acordo, de transferência de tecnologia. Com isso, a Fiocruz passaria a produzir as vacinas do zero, sem depender mais do IFA importado.

O contrato com a AstraZeneca deveria ter sido assinado ainda em 2020, mas não foi firmado até agora. Em nota, a AstraZeneca informou que a negociação para assinatura do contrato está em andamento e deve ser concluída em breve.