Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Saúde

Metrópole Saúde: Oftalmologista comenta quais as principais doenças que levam à cegueira

Dr. Antônio Motta explicou ainda que essas, no início, não tem sintomas muito perceptíveis, por isso é importante fazer acompanhamento regular

Metrópole Saúde: Oftalmologista comenta quais as principais doenças que levam à cegueira

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 09 de abril de 2021 às 20:00

No mês do Abril Marrom, dedicado a campanha de alerta ao combate à cegueira, o entrevistado de hoje (9) do Metrópole Saúde, o oftalmologista Dr. Antônio Motta explicou a importância do alerta e comentou quais as principais causas de cegueira no mundo.

"A principal causa é a catarata. E a 'parte boa' da catarata, digamos assim, é que ela é tratável. Então, com a cirurgia a gente consegue resolver a catarata e restabelecer a visão dos nossos pacientes. Por outro lado, outra doença que também causa cegueira é o glaucoma, e a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível. Então é muito importante que a gente faça nossas avaliações regularmente com médico oftalmologista para que a gente detecte essas situações que são tratáveis e ou preveníveis de modo que os nossos pacientes fiquem a vida inteira enxergando bem, com a visão ótima, uma vida normal e produtiva", disse o médico.

O Antônio Motta explicou ainda que essas duas doenças, no início, não tem sintomas muito perceptíveis, por isso é importante fazer acompanhamento regular com o oftalmologista.

"Infelizmente elas começam de forma assintomática, ou seja, o paciente não sente nada, o olho não dói, não fica vermelho. A catarata começa a causar um dano progressivo na visão, a pessoa começa a perder a nitidez posteriormente. O glaucoma, por sua vez, é um pouco diferente, porque ele vai danificando a visão periférica, ou seja aquela parte da visão que a gente vê ao redor. Ela começa a fechar, vai danificando de fora para dentro, até que os pacientes com glaucoma muito avançado só enxergam uma parte central da visão, perdendo toda a visão periférica. Então essas duas doenças em especial não tem sintomas a melhor forma de descobri-las é fazer a consulta com médico oftalmologista", disse.

Confira a entrevista completa: