METROPOLE

Sexta-feira, 07 de maio de 2021

Saúde

Metrópole Saúde: AMA-BA defende inclusão de autistas no grupo prioritário de vacinação contra covid

Ministério da Cidadania fez na segunda (12) uma solicitação à Saúde para atender essa demanda

Metrópole Saúde: AMA-BA defende inclusão de autistas no grupo prioritário de vacinação contra covid

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 13 de abril de 2021 às 20:30

Em entrevista ao Metrópole Saúde, na Rádio Metrópole, o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia, a AMA-BA, Leonardo Martinez discutiu a importância da inclusão de pessoas com autismo no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. O ministério da Cidadania fez ontem (12) uma solicitação à Saúde para atender essa demanda.

"Nós sabemos que existe o clamor de toda a sociedade para vacinação. Mas nós fizemos questão de demonstrar a pertinência técnica do nosso pedido. Precisamos demonstrar o preenchimento dos requisitos, o primeiro deles é a possibilidade maior de infecção", disse Leonardo.

Segundo ele, pessoas com autismo se encaixam nesse critério: "No relatório, profissionais atestaram tecnicamente através de parecer tudo que eu estou resumindo para vocês. Por questões comportamentais e sensoriais pessoas com autismo têm mais chances de se infectar porque levam muito a mão nos olhos, na boca e no nariz. Elas não tem muita noção de autocuidado, isso facilita a infecção pela covid", disse.

Leonardo contou ainda que essa questão comportamental já foi reconhecida pelas autoridades ao não incluir pessoas com autismo na obrigatoriedade de uso da máscara. Confira a entrevista completa:

 

TV METRO

Comentários

Malu Fontes

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Metrópole Saúde: AMA-BA defende inclusão de autistas no grupo prioritário de vacinação contra covid - Metro 1