Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

STF recebe pedido da Anvisa para suspender prazo de análise da Sputnik V

Saúde

STF recebe pedido da Anvisa para suspender prazo de análise da Sputnik V

Prazo determinado pelo ministro Ricardo Lewandowski termina no fim do mês

STF recebe pedido da Anvisa para suspender prazo de análise da Sputnik V

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 21 de abril de 2021 às 08:52

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) protocolou, nesta terça-feira (20), pedido direcionado ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender o prazo dado ao órgão para decidir se autoriza a importação de doses da vacina russa Sputnik V.

O ministro havia estipulado, na última terça-feira (13), prazo até o fim deste mês para que a Anvisa decida sobre a "importação excepcional e temporária" de doses da vacina Sputnik V. A decisão foi tomada dentro de uma ação protocolada pelo governo do Maranhão. A ação maranhense argumenta ter negociado 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Já a Anvisa, defende a necessidade de dados sobre qualidade, eficácia e segurança que ainda não foram obtidos e que devem ser juntados ao processo de pedido de compra para decidir sobre "importação excepcional e temporária" de doses da vacina desenvolvida pela Rússia. Para o órgão, a suspensão do prazo é a única forma de garantir que  se possa atingir uma decisão de forma segura e "voltada ao melhor interesse público, propiciando a conclusão das diligências que já estão em curso" sobre o pedido de uso da vacina.