Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Dentista tira dúvidas sobre bruxismo no Metrópole Saúde

Saúde

Dentista tira dúvidas sobre bruxismo no Metrópole Saúde

No Brasil, o bruxismo atinge cerca de 40% da população brasileira, diz a OMS

Dentista tira dúvidas sobre bruxismo no Metrópole Saúde

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 28 de abril de 2021 às 21:54

Em entrevista ao Metrópole Saúde, na Rádio Metrópole, a cirurgiã-dentista, Dra. Silvania Rocha, tirou dúvidas dos ouvintes, entre elas, falou sobre o bruxismo.

"Tem tratamento com especialista em DTM que é a disfunção temporomandibular. Há várias formas de tratar, inclusive, tem um relaxamento da musculatura com a aplicação de botox. Não é o botox para tirar rugas, mas o botox para você ficar com a musculatura mais relaxada. Tem também a placa que você usa para dormir, e já ajuda, faz parte do tratamento. Às vezes também é necessário que você faça um tratamento multidisciplinar com fonoaudiólogo, com psicólogo, psiquiatra, que às vezes também precisa tomar medicamento para ansiedade. Então, o dentista faz o diagnóstico e encaminha você, se for o caso, para as outras especialistas", disse Dra. Silvania Rocha.

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes durante a noite. Com diferentes causas, sendo a mais comum o estresse. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas no mundo sofrem com bruxismo. No Brasil, esse número pode chegar a 40%.

Confira a entrevista completa: