Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos vindos da Índia

Saúde

Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos vindos da Índia

Restrição vale para Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul

 Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos vindos da Índia

Foto: Divulgação

Por: Cristiele França no dia 15 de maio de 2021 às 13:00

O governo federal publicou ontem (14) a noite uma portaria que proíbe temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

De acordo com a Agência Brasil, o texto é assinado pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Um dos motivos alegados na portaria é o impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus identificadas justamente nesses países. A Índia, por exemplo, vive um agravamento da pandemia, com cerca de 4 mil mortes diárias e centenas de novos contaminados a cada dia.

O Brasil já havia proibido voos do Reino Unido, da Irlanda do Norte e da África do Sul no final do ano passado e em janeiro deste ano, mas é a primeira vez que a Índia sofre o mesmo tipo de restrição. A nova portaria restringe também a entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, por fronteiras terrestres e aquaviárias.

No caso de um estrangeiro que se enquadre nessas exceções, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro ele deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.Todos os viajantes internacionais que chegam ao Brasil ficam obrigados a apresentar o exame RT-PCR com resultado negativo nas últimas 72 horas contadas do início do embarque no país de origem.