Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Anvisa repudia fala de Bolsonaro e diz que trabalha pautada na ciência 

Saúde

Anvisa repudia fala de Bolsonaro e diz que trabalha pautada na ciência 

Presidente disse que ia pedir os nomes dos responsáveis por autorizar a vacina da Pfizer para crianças de cinco a 11 anos

Anvisa repudia fala de Bolsonaro e diz que trabalha pautada na ciência 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de dezembro de 2021 às 13:39

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta sexta-feira (17) uma nota de repúdio às ameaças ao trabalho do órgão, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) dizer que iria pedir os nomes dos responsáveis pela decisão de autorizar a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. 

No comunicado, a agência diz que suas decisões em relação à análise de vacinas são pautadas na ciência e que "seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas."

"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão", prossegue o texto.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

"Em relação às declarações do Sr. Presidente da República durante "Live" em mídia social no dia 16 de dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunica:

A Anvisa, órgão do Estado Brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas.

O serviço público aqui realizado, no que se refere à análise vacinal, é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o Gestor do Plano Nacional de Imunização - PNI, opções seguras, eficazes e de qualidade.

Em outubro do corrente ano, após sofrer ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos, por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento.

A Anvisa é líder de transparência em atos administrativos e todas as suas resoluções estão direta ou indiretamente atreladas ao nome de todos os nossos servidores, de um modo ou de outro.

A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão."