Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Saúde

Diretor da OMS diz que Zika vírus vai 'testar Brasil como nação'

O Brasil como nação será "testado" e o momento hoje é de políticos mostrarem "maturidade". A afirmação foi feita pelo diretor-executivo do Departamento de Surtos e Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Bruce Aylward. O canadense será o responsável por coordenar a resposta mundial contra o zika vírus. [Leia mais...]

Diretor da OMS diz que Zika vírus vai 'testar Brasil como nação'

Foto: (Pierre Albouy/Reuters)

Por: Matheus Simoni no dia 30 de janeiro de 2016 às 10:21

O Brasil como nação será "testado" e o momento hoje é de políticos mostrarem "maturidade". A afirmação foi feita pelo diretor-executivo do Departamento de Surtos e Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Bruce Aylward. O canadense será o responsável por coordenar a resposta mundial contra o zika vírus.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o dirigente adverte que o Brasil tem duas opções: pensar na população e vencer o mosquito ou pensar em vitórias políticas e fracassar.

"Isso é o teste de uma nação. Do povo de uma nação, francamente. Em tempos como esse, pode-se ir para duas direções. Uma delas é de que os diferentes atores, políticos ou outros, decidem que querem usar isso para ganhar pontos e as coisas podem desmoronar. E há a situação em que as pessoas dizem: sabe o que? Precisamos nos acalmar por seis meses", disse Bruce.

Segundo o diretor, a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também é um fator importante que deve ser observado nas ações do governo brasileiro no combate da doença. "Temos grandes eventos chegando em seis meses no nosso país (Jogos Olímpicos) e ninguém vai ficar bem na foto se estragarmos isso. É muito importante mostrar que podemos fazer isso. Então, isso será realmente um teste da maturidade desses atores. Claro, todos operamos no mundo político e a regra do jogo é sempre vencer. Mas, agora, eles precisam pensar nas mulheres que estão sendo afetadas", afirmou.