Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Sesab alerta municípios para possíveis surgimentos de casos de varíola de macacos

Saúde

Sesab alerta municípios para possíveis surgimentos de casos de varíola de macacos

Ao menos 120 casos já foram registrados no mundo; no Brasil, ainda não há registros

Sesab alerta municípios para possíveis surgimentos de casos de varíola de macacos

Foto: CDC/Brian W. J. Mahy

Por: Mariana Bamberg no dia 26 de maio de 2022 às 11:17

O aumento do número de casos de varíola de macacos no mundo colocou em alerta, ao menos, quatro secretarias estaduais de Saúde. Entre elas, a pasta baiana, que já emitiu alerta para as vigilâncias dos municípios baianos.  

Além da Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também emitiram alerta para que suas vigilâncias epidemiológicas aumentem o nível de atenção e permaneçam em sentinela para possibilidade de surgimento de casos suspeitos. 

Ainda não existem casos suspeitos ou confirmados da varíola de macacos no país. No último domingo (22), no entanto, a vizinha Argentina anunciou um caso suspeito no país. Desde o início deste mês de maio, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países. 

O Ministério da Saúde instituiu, nessa segunda-feira (23), uma sala de situação para monitorar o cenário do vírus no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já se pronunciou sobre a doença e recomendou o reforço de medidas não farmacológicas em aeroportos e aeronaves, como o uso de máscaras, distanciamento e higienização frequente de mãos. 

A varíola de macacos é uma zoonose silvestre que ocorre geralmente em regiões de floresta da África Central e Ocidental. Os casos relatados na Europa, no entanto, parecem, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não ter relação com as regiões africanas, o que pode indicar uma possível transmissão comunitária do vírus.