Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Saúde

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Os dois casos suspeitos foram notificados no Ceará e em Santa Catarina. Um outro caso está sendo monitorado em Porto Alegre. Mas, segundo a pasta, ele ainda não seria suspeito

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: iStock / roman023/ND

Por: Metro1 no dia 30 de maio de 2022 às 12:26

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Além deles, um terceiro está sendo monitorado no Rio Grande do Sul e ainda não é chamado pela pasta como suspeito.

Os dois casos suspeitos foram notificados no Ceará e em Santa Catarina. Não há detalhes sobre a cidade de onde estão localizados esses casos e nem sobre histórico de viagens dos pacientes.

Segundo o Ministério, os pacientes estão isolados. Eles estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. "A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".

O outro caso, do Porto Alegre, noticiado em primeira mão pelo jornal O Globo, ainda não é considerado como "suspeito" pelo Ministério da Saúde, mas está sendo monitorado. Isso porque, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, "a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação".