Sábado, 12 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Brasil retoma produção nacional de insulina após 20 anos

Saúde

Brasil retoma produção nacional de insulina após 20 anos

Ministério da Saúde recebe lote com mais de 200 mil unidades

Brasil retoma produção nacional de insulina após 20 anos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de julho de 2025 às 09:30

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de insulinas fabricadas por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), nesta sexta-feira (11), retomando a produção nacional após mais de 20 anos. A fabricação será feita com tecnologia transferida da farmacêutica indiana Wockhardt, por meio de parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a empresa brasileira Biomm.

O lote inicial, entregue na fábrica da Biomm em Nova Lima (MG), contém 207.385 unidades — 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de NPH. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a retomada representa soberania sanitária, geração de renda e segurança ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Depois de mais de duas décadas, o Brasil retoma essa fabricação”, afirmou.

Com investimento de R$ 142 milhões, a tecnologia permitirá ao país produzir 50% da demanda de insulina humana utilizada pelo SUS. O processo envolve etapas como controle de qualidade, embalagem e fabricação do insumo farmacêutico ativo, até alcançar a produção 100% nacional pelas instituições parceiras.

Cerca de 350 mil pessoas com diabetes devem ser beneficiadas até 2026, com entrega prevista de 8,01 milhões de unidades ao SUS. Atualmente, o sistema oferece quatro tipos de insulina e tratamento integral aos pacientes, com acompanhamento multiprofissional desde o diagnóstico.