
Saúde
Casos de Influenza A e vírus respiratório caem no Brasil, aponta Fiocruz
Quadro geral mostra redução nos casos respiratórios graves

Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador
O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (31), aponta redução nos casos de influenza A e vírus sincicial respiratório (VSR) na maioria dos estados. No entanto, há crescimento de infecções por VSR em crianças no Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e retomada no Rio Grande do Sul. O Ceará também registra aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), contrariando a tendência nacional.
No cenário geral, os casos de SRAG apresentam queda em curto e longo prazo, refletindo a redução nas internações por influenza A e VSR. Casos graves de covid-19 continuam em baixa. A Fiocruz reforça que manter a vacinação contra gripe e covid-19 é essencial para evitar agravamentos, especialmente entre crianças e idosos.
Dentre as 27 capitais, apenas Campo Grande (MS) e Vitória (ES) apresentam nível de alerta ou risco elevado para Covid-19. Nas últimas quatro semanas, os vírus mais detectados foram: VSR (47,7%), rinovírus (31%), influenza A (17,4%), Sars-CoV-2 (4%) e influenza B (1,5%). Entre os óbitos, prevaleceram influenza A (57,6%) e VSR (17,7%).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.