
Saúde
Governo começa a distribuir vacina contra vírus sincicial respiratório
O público-alvo prioritário são gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem limite de idade

Foto: João Risi/MS
O governo iniciou, nesta terça-feira (2), a distribuição nacional da primeira remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Composto por 673 mil doses, o lote será enviado a todas as unidades da federação e disponibilizado gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS).
O público-alvo prioritário são gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem limite de idade. A recomendação é que cada gestante receba uma dose a cada nova gestação.
Segundo o Ministério da Saúde, com a vacina, será fortalecida a proteção de mães e bebês. O ministro Alexandre Padilha ressaltou que a novidade reforça o compromisso do SUS com a prevenção e o cuidado integral às famílias brasileiras.
Até 22 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) atribuídos ao VSR.
O principal objetivo é reduzir casos de bronquiolite e outras complicações em recém-nascidos, faixa etária mais vulnerável às formas graves de infecção, que muitas vezes levam à hospitalização.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

