
Saúde
Vacinas da dengue e gripe aviária do Butantan são incluídas em programa de incentivo do governo federal
Objetivo do programa é fortalecer o SUS com soluções tecnológicas e aumento da capacidade produtiva nacional

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Três vacinas em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, em São Paulo, foram incluídas no Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde. Os imunizantes são contra dengue, gripe aviária e uma nova versão da vacina contra influenza voltada para idosos. O objetivo do programa é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com soluções tecnológicas e aumento da capacidade produtiva nacional.
A vacina contra dengue, já em análise na Anvisa, poderá ter a produção ampliada e novos testes clínicos com pessoas acima de 60 anos. Já a vacina contra gripe aviária está em fase pré-pandêmica, sendo desenvolvida para pronta resposta caso o vírus comece a circular entre humanos. O instituto também prevê a criação de um estoque estratégico nacional.
Para a gripe comum, o Butantan busca desenvolver uma versão mais eficaz do imunizante, com adjuvante para aumentar a proteção em idosos. Segundo o diretor de Inovação do instituto, Cristiano Gonçalves, o apoio do PDIL permitirá acelerar o desenvolvimento clínico e garantir autonomia na produção em casos de surtos ou pandemias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.