
Saúde
Anvisa proíbe anéis para medir glicose; produtos não têm eficácia comprovada
A decisão foi publicada na terça-feira (2) e atinge produtos sem qualquer comprovação científica

Foto: Reprodução
A Anvisa proibiu a venda, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de anéis que prometem medir níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca sem picadas de agulha.
A decisão foi publicada na terça-feira (2) e atinge produtos sem qualquer comprovação científica. Quando se trata de glicose, o uso de equipamento invasivo continua indispensável, já que a análise depende do sangue ou do líquido intersticial, que fica logo abaixo da pele. A agência reforça que os anéis não têm registro sanitário nem eficácia comprovada. Produtos sem regularização, lembra a Anvisa, não oferecem garantia de qualidade, segurança ou eficácia, e podem representar riscos sérios à saúde.
Os itens, segundo a Anvisa, estão sendo anunciados e colocados à venda em diversos sites de compras online e nas redes sociais. Os anúncios ainda utilizam imagens de personalidades famosas para enganar os consumidores. Produtos irregulares podem ser denunciados pela ouvidoria da agência ou pela Central de Atendimento, no 0800 642 9782.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.