
Saúde
Justiça Federal determina que SUS distribua remédio para tratamento do fígado
A Justiça Federal em São Paulo determinou o fornecimento do aspartato de ornitina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é recomendado para o tratamento de encefalopatia hepática.

Foto: Reprodução
A Justiça Federal em São Paulo determinou o fornecimento do aspartato de ornitina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é recomendado para o tratamento de encefalopatia hepática. A síndrome é responsável pelo mau funcionamento do fígado, comprometendo as funções cerebrais.
O parecer da juíza Renata Coelho Padilha, da 2ª Vara Federal Cível da capital paulista, obriga o que governo do Estado e a União garantam o remédio para os pacientes. De acordo com o Ministério Público Federal, a medicação tem alto custo e embora a eficiencia seja comprovada, não está previsto na listagem de medicamentos distribuidos pelo SUS.
O aspartato de ornitina minimiza o nível de substâncias tóxicas no sangue, consequência do mau funcionamento do fígado gerado por doenças como hepatite e cirrose. Sem o tratamento o quadro evoluir para encefalopatia hepática, resultando em fala arrastada, alterações de comportamento, desorientação, sonolência e pode até levar ao coma.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.