
Saúde
Projeto propõe uso de remédios do SUS para cães e gatos em Salvador
Medida busca reduzir abandono e garantir tratamento veterinário acessível

Foto: Canva imagens
O Projeto que sugere ao Executivo Municipal a disponibilização de medicamentos de uso humano prescritos em receituário veterinário para cães e gatos, por meio do SUS, está sendo analisada pela Câmara Municipal. O objetivo principal é auxiliar protetores autônomos e tutores de baixa renda.
A proposta consta alguns medicamentos disponibilizados gratuitamente para humanos, que agora podem ser utilizados na medicina veterinária. Esse projeto assegura o acesso ao tratamento e auxilia a diminuição do abandono de animais de estimação devido a questões financeiras.
Segundo Marcelle Moraes (UB), autora da proposta, “muitos cães e gatos acabam sendo abandonados porque seus tutores não conseguem custear medicamentos essenciais para o tratamento. Se a Prefeitura disponibilizar pelo SUS esses remédios, quando prescritos por veterinários, estaremos salvando vidas, incentivando a adoção responsável e dando mais dignidade às famílias de baixa renda que amam e cuidam de seus animais”.
Se a medida for acatada pelo Executivo, deverá fortalecer a rede de proteção animal no município, ampliar o acesso à saúde veterinária e contribuir para políticas públicas de bem-estar animal em Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.