
Saúde
Portugal doa antídoto contra metanol ao Brasil em meio à crise de bebidas adulteradas
Envio de fomepizol chega para auxiliar no tratamento das vítimas, enquanto autoridades intensificam fiscalização de garrafas irregulares

Foto: Robson Valverde / SES-SC
Portugal enviou um carregamento do antídoto fomepizol para o Brasil, nesta terça-feira (7), a fim de auxiliar no tratamento de vítimas intoxicadas por metanol. A doação foi articulada pelos ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, além do Infarmed e do Instituto Camões, e ocorre em meio ao aumento de casos provocados por bebidas adulteradas.
O estado de São Paulo, epicentro da crise, confirmou 18 casos de intoxicação e 10 mortes, sendo três delas já confirmadas e sete em investigação. Ao todo, foram registradas 176 notificações, enquanto 38 suspeitas foram descartadas.
A Polícia Civil de São Paulo também intensificou ações contra a adulteração de bebidas e apreendeu mais de 100 mil garrafas vazias em um galpão irregular na zona leste da capital. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária, e dois homens foram autuados. As autoridades reforçam o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de origem desconhecida.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.