
Saúde
Anvisa lança edital para mapear laboratórios capazes de detectar metanol no sangue
Medida ocorre em meio ao aumento de casos de intoxicação por bebidas adulteradas no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (13), um edital de chamamento para identificar laboratórios públicos, privados e universitários com estrutura e tecnologia para detectar metanol em amostras de sangue. O objetivo é mapear a capacidade diagnóstica no país e reforçar a resposta a casos de intoxicação provocados pela substância.
Segundo a Anvisa, o levantamento integra ações de vigilância e cooperação técnica com o Ministério da Saúde e demais instituições do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A análise é feita por meio de cromatografia gasosa, técnica que permite detectar compostos como o metanol com alta precisão e rapidez.
O edital foi publicado em meio ao aumento de notificações de intoxicação por bebidas adulteradas. O Ministério da Saúde contabiliza 32 casos confirmados em todo o país, 28 em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul, além de 181 investigações em andamento e cinco mortes confirmadas no estado paulista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.