
Saúde
Padilha faz apelo por vacinação infantil durante Dia D de Multivacinação em Brasília
Ministro da Saúde alerta para queda nas coberturas vacinais e pede combate à desinformação sobre imunização

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou neste sábado (18) do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, no Riacho Fundo II, região administrativa do Distrito Federal, e fez um apelo para que pais e mães atualizem a caderneta de vacinação dos filhos.
Segundo Padilha, mais de 25 mil salas de imunização em todo o país, funcionaram neste fim de semana para ampliar as coberturas vacinais.
“São 16 vacinas prioritárias no calendário infantil e uma grande mobilização para atualização. É o dia em que o pai e a mãe podem checar se as vacinas dos filhos estão em dia”, afirmou.
O ministro classificou a ação como um momento “de saudar a ciência e a defesa da vida” e criticou a desinformação sobre vacinas. “Infelizmente, tem muita gente espalhando mentira sobre vacina. O resultado é a volta de doenças que já havíamos eliminado”, disse.
Padilha destacou também o foco na vacinação contra o sarampo, lembrando que o Brasil reconquistou o certificado de eliminação da doença em 2024, após a queda das coberturas vacinais. “Há sempre o risco de trazer casos importados para o Brasil”, alertou, citando o aumento de registros na América do Norte.
O ministro ainda reforçou a necessidade de atualizar a vacinação contra a febre amarela em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, onde as ações estão sendo intensificadas.
“É muito importante checar e atualizar a vacina. Hoje é uma dose apenas, não precisa mais repetir a cada dez anos”, destacou.
“Não neguem aos seus filhos um direito que os seus pais não lhes negaram. Se eu tivesse qualquer desconfiança da vacina, não vacinava a minha filha. E a minha filha de 10 anos recebe todas as vacinas do SUS”, completou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.