
Saúde
UBS passam a emitir autorização para retirada de absorventes do Programa Dignidade Menstrual
A medida foi anunciada pela secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde

Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país passaram a emitir a autorização necessária para a retirada de absorventes menstruais do Programa Dignidade Menstrual. A medida foi anunciada pela secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, durante o lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde.
Com a mudança, o governo federal pretende ampliar o alcance do programa e reduzir as barreiras digitais que impediam o acesso ao benefício. Antes, a autorização só podia ser emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital. Agora, as beneficiárias têm duas opções: solicitar o documento presencialmente nas UBS ou continuar emitindo de forma virtual. A retirada dos absorventes segue sendo feita nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer profissional das unidades básicas — incluindo Agentes Comunitários de Saúde — poderá imprimir a autorização para quem se enquadra nos critérios do programa. Além de facilitar o acesso, a medida deve ajudar a identificar novas beneficiárias elegíveis durante os atendimentos realizados na rede pública.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

