
Saúde
Anvisa autoriza Embrapa a iniciar pesquisas com cannabis
Aval tem caráter científico e não permite qualquer forma de comercialização de produtos.

Foto: FreePik
A Embrapa recebeu nesta quarta-feira (19) uma autorização excepcional da Anvisa para investigar o cultivo de cannabis em ambiente controlado. O aval tem caráter científico e não permite qualquer forma de comercialização de produtos. Antes do início dos estudos, toda a estrutura da instituição será vistoriada pela agência reguladora, que acompanhará o avanço das pesquisas e poderá exigir ajustes nos protocolos de segurança.
Segundo o G1, os estudos da Embrapa se concentrarão em três frentes: conservação e caracterização de germoplasma, desenvolvimento de bases científicas e tecnológicas para uso medicinal da cannabis e pré-melhoramento do cânhamo para produção de fibras e sementes. A instituição afirma que o interesse global crescente pela planta e sua relevância econômica, social, ambiental e terapêutica justificam o avanço das pesquisas, e que está preparada para cumprir integralmente as exigências da Anvisa.
A autorização ocorre em meio ao fortalecimento da pesquisa nacional sobre o tema. Recentemente, a Finep liberou mais de R$ 13 milhões para estudos sobre canabidiol conduzidos pela Embrapa e parceiros. A cannabis inclui espécies como a Cannabis sativa, tradicionalmente associada à maconha, e seus composto, como o canabidiol (CBD), já são usados no tratamento de epilepsia refratária, dor crônica e doenças neurodegenerativas. Em 2024, o Superior Tribunal de Justiça confirmou que empresas podem obter autorização sanitária para importar sementes e cultivar cannabis para fins medicinais, farmacêuticos ou industriais, enquanto o governo federal finaliza normas específicas para o setor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

